Nosso Bairro

PROCURADOS!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

"A situação dos negros na sociedade brasileira atual."

A maioria dos negros no Brasil, são de classe média baixa. Eles sofrem com o racismo e são humillhados de várias formas na nossa sociedade. Pesquisas do IBGE mostram que os negros vivem em média 15 anos menos que os brancos.
As famílias brancas têm o sálario médio de 5,25/h e os negros 2,43/h, ou seja, ganham mais que o dobro do salário da família negra.
A escolaridade dos brancos é de 6,7 anos e da família negra de 4,5 anos, ou seja, os negros saem da escola antes do tempo para ajudar na renda familiar.
A família negra tem mais chances de se contaminar pois, 81% dos domicilios dos brancos têm água tratada e 64,7% dos domicilios dos negros não têm.
A maioria das crianças negras morrem quando nascem, cerca de 62% delas, e os brancos apenas 37% morrem a cada 1000 crianças nascidas no Brasil.
Espera-se que a Presidente Dilma, traga melhorias para as famílias necessitadas e que tenha mais igualdade entre negros e brancos, todos os brasileiros e cidadãos de uma mesma Pátria.
Texto do aluno: Lucas José - 7º ano

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Conciência Negra - Reescrita do texto: A travessia do Atlântico


A Nossa História


Sou um africano e vou contar a história do meu povo e como vivemos no Brasil.

No século XVI fomos tirados da nossa terra pelos portugueses, colocados em porões de grandes navios e levados para o Brasil.

Dentro do porão a iluminação era pouca, alguns de nós por falta de higiene acabavamos morrendo, pois ficávamos doentes.

Ficavamos meses acorrentados, até que chegamos no Brasil. No Brasil eu e outros negros fomos vendidos como mercadorias pelos Portugueses para trabalharmos nas lavouras e na mineração, mas ninguém imaginava como seria nossa vida.

Nas fazendas, tínhamos pouco descanso, muita dor e sofrimento, tínhamos uma péssima alimentação, trabalhavamos como animais, éramos mal tratados e dormíamos em casinhas fechadas que eram chamadas de senzalas.

Mas com tanto sofrimento havia algo que nos dava alegria: a dança e a música, isso nos dava força para seguir em frente.

Espero que daqui  algum tempo, a história do meu povo seja diferente, que possamos ser independentes. Ter uma vida digna e que as pessoas respeitem os negros e que sirva de lição para a vida de outros negros.

Alunos do 6º ano
Professora de História Karen


Postado por Vera



Template - Dicas para Blogs

Recadinho!


Onde Reciclar?