Nosso Bairro

PROCURADOS!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

PARABÉNS!!!

Hoje estamos deixando aqui um super e caloroso abraço à nossa amiga e colega de trabalho Ângela. O dia 31 será de muita festa e alegria, afinal de contas, é seu aniversário. Que Deus te abençõe na sua caminhada. Receba da equipe Caloi, essa linda mensagem:

Abra os olhos e sinta o prazer da vida,
pois hoje é um dia muito especial.

É o seu aniversário !

É um dia para refletir
sobre o ano que passou.
Foram muitos erros e acertos,
mas sempre a certeza
de viver intensamente cada dia,
aproveitando cada momento
para aprender e evoluir.

Pois, cada dia é mais um passo
na longa caminhada da vida.
E certamente você como ninguém
sabe a pessoa especial que é.

Desejamos-lhe muitas felicidades.

Feliz Aniversário!!!

DNA é usado para problema cardíaco


Está em curso no Rio Grande do Sul o primeiro teste clínico com terapia gênica do Brasil. Oito pacientes cardíacos receberam injeções de um vetor genético "programado" para estimular a revascularização de áreas com circulação comprometida (isquêmicas) do coração. Cada vetor - um anel de DNA chamado plasmídeo - contém a cópia de um gene humano responsável pela síntese da proteína VEGF (fator de crescimento endotelial vascular), que comanda a formação de vasos sanguíneos.(ler mais)

A expectativa é de que a terapia melhore as funções cardíacas dos pacientes, induzindo a revascularização de áreas do músculo afetadas pelo déficit de irrigação. Os resultados são ainda muito preliminares, mas já suficientes para deixar o comerciante Nelson Khalil animado. "Tenho muita esperança de que o tratamento vai funcionar", afirma Khalil, de 50 anos, que foi o primeiro a receber a injeção do plasmídeo, em 17 de março. "Não sei até que ponto isso é psicológico, mas já estou me sentindo muito melhor."Exames de imagem (cintilografia) realizados 30 dias após a cirurgia mostraram que houve, de fato, uma leve melhora na irrigação do miocárdio dos três primeiros pacientes injetados com o gene. "Antes, eu aguentava caminhar quatro ou cinco quadras, no máximo. Agora, ando até três quilômetros em linha reta", comemora Khalil. Assim como os outros voluntários da pesquisa, ele passou por todos os tratamentos e intervenções cirúrgicas possíveis para um cardíaco.Nos últimos quatro anos, Khalil sofreu dois enfartes, fez uma ponte de safena, outra mamária, cateterismo, angioplastia e tem cinco stents implantados. Já estava com um pé na fila de transplante quando viu um cartaz sobre a pesquisa e se candidatou. A terapia gênica, agora, é sua última esperança de curar o próprio coração. O médico responsável pelo projeto, o cirurgião Renato Kalil (sem parentesco com o paciente), do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, ressalta que a terapia gênica é experimental, e por isso só pode ser testada em pessoas que esgotaram todas as opções de tratamento. Ao todo, 20 pacientes passarão pelo procedimento, que foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. A injeção dos plasmídeos é feita diretamente no músculo cardíaco, por meio de uma pequena abertura no tórax. Nessa primeira fase, o objetivo é avaliar principalmente a segurança da terapia. Novos exames de cintilografia serão feitos três meses e nove meses após a cirurgia, para avaliar a evolução dos pacientes. "O nível esperado de segurança é muito bom", garante a geneticista Nance Nardi, pesquisadora do Instituto de Cardiologia e da Universidade Luterana do Brasil. A grande vantagem do plasmídeo é que ele não se integra ao genoma, como ocorre com os vetores virais usados em outros experimentos. Em outras palavras, o plasmídeo leva o gene para dentro da célula e permite que ele seja expresso normalmente no núcleo - como se fosse um gene qualquer do paciente -, mas sem inseri-lo no DNA da pessoa de forma permanente (mais informações nesta página). O plasmídeo só "funciona" de duas a quatro semanas no núcleo. Depois, é degradado naturalmente pela célula. "A maior parte dos estudos hoje no mundo é feita com plasmídeos", afirma Nance. Os pesquisadores esperam que essas quatro semanas sejam suficientes para que a produção elevada de VEGF (induzida pelo plasmídeo) seja suficiente para estimular a formação de novos vasos nas áreas comprometidas do coração.PrecauçõesO vetor usado na pesquisa gaúcha foi desenvolvido pelo bioquímico Sang Won Han, diretor do Centro Interdisciplinar de Terapia Gênica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com apoio do Hospital Pró-Cardíaco. "Não queremos que o gene seja integrado porque isso pode causar mutações", explica o cientista. Foi o que aconteceu em um estudo clínico francês realizado na década de 90, com vetores virais, que curou várias crianças portadoras de uma doença genética (imunodeficiência severa combinada), mas deixou três delas com leucemia (câncer do sangue). O problema é que os pesquisadores não têm como controlar em que ponto do genoma o gene será integrado pelo vírus. "O gene entrou no lugar errado e as células perderam o controle", explica Han, sobre o polêmico estudo francês. Em outro caso famoso, o americano Jesse Gelsinger morreu durante um estudo de terapia gênica, em 1999, por causa de uma reação imunológica aos vetores virais.Com o uso do plasmídeo, esse problema desaparece. O único risco, a princípio, é que a terapia não funcione. Segundo Kalil, vários estudos clínicos foram ou estão sendo feitos com terapia gênica à base de VEGF. Porém, sempre em combinação com cirurgias de ponte de safena, o que dificulta a interpretação dos resultados. "Os indicadores são bons, mas é difícil separar os efeitos da terapia dos da cirurgia", explica o médico. "No nosso caso, vamos ver só os efeitos do plasmídeo."O estudo deve ser finalizado em dezembro. O projeto é financiado pelo CNPq e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs).

(O Estado de SP, 5/5)

Postado por: Profª. Rosângela Viana.

SP cria escola de formação para capacitar professores

Estado ganhará 60 mil novos professores.Ao anunciar ontem a criação da Escola de Formação de Professores do estado, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse que vai abrir concurso para contratar dez mil professores e que enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei para a abertura de outras 50 mil vagas na rede estadual de ensino. (ler mais)

O acréscimo de 60 mil novos professores, que aumentará em 28% o total de docentes do estado, não representará mais custos, segundo o governo, já que eles substituirão parte dos 80 mil professores temporários.— O professor efetivo não aumenta o custo, pois ele substitui o temporário. Ele já está sendo pago. Aumentaria o custo se tivéssemos mais alunos, mas tendo o mesmo número de alunos e o mesmo número de horas, você simplesmente está estabilizando mais o quadro ao abrir concurso. Não vamos admitir 50 mil pessoas ano que vem. Isso será uma absorção ao longo do tempo, mas teremos as pessoas já concursadas para ingressarem na carreira — disse o secretário de Educação, Paulo Renato de Souza.O secretário não soube precisar o custo da criação da Escola de Formação, a principal medida do “Programa + Qualidade na Escola”, lançado ontem pelo governo paulista. Segundo ele, o maior gasto será com o pagamento da bolsa aos professores estudantes, de 75% do salário inicial da categoria.Para lecionar, professor precisará passar por escola Todos os profissionais de educação aprovados em concursos terão de passar pela Escola de Formação, antes de assumirem a função.— Temos o prédio, temos já pronta toda a chamada “Rede do Saber”, que consiste em um sistema de teleconferências que já tem cerca de 100 postos. Os custos aqui são perfeitamente absorvíveis pelo próprio orçamento da Secretaria — afirmou Paulo Renato.Para poder contratar 50 mil novos professores em ano pré-eleitoral, o secretário espera que o projeto de lei seja aprovado pelo Legislativo a tempo de fazer o concurso em setembro deste ano e as contratações, até o ano que vem, antes do período em que a legislação eleitoral proíbe novas admissões.Curso de formação com 360 horas de duração Antes de serem contratados, os novos professores terão de passar por um curso de capacitação na Escola de Formação de quatro meses, com 360 horas. A escola dos professores funcionará com base no ensino à distância e presencial e terá recursos materiais e humanos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).— Tenho certeza que essa medida, que é um verdadeiro “ovo de Colombo” que o secretário Paulo Renato nos apresentou, vai ter um impacto a médio e longo prazo muito importante no aprendizado aqui no estado de São Paulo — afirmou o governador Serra.

(O Globo, 6/5) .

Professor terá computador de R$ 1,4 mil


Programa havia sido lançado em julho do ano passado pelo governo, mas acabou inviabilizado pela crise Uma portaria publicada no "Diário Oficial da União" de ontem lançou, pela segunda vez em menos de um ano, o programa "Computador Portátil para Professores" que venderá notebooks mais baratos para professores da rede regular de ensino.(ler mais)

O primeiro lançamento foi em julho do ano passado, em solenidade no Palácio do Planalto. Mas a crise internacional e a oscilação cambial fizeram com o que o programa fosse abortado. Com a estabilidade na relação dólar/real, a iniciativa foi ressuscitada, oferecendo um computador mais moderno, mas a um custo maior: R$ 1,4 mil, ante os R$ 1 mil previstos anteriormente.No ano passado, o governo chegou a fazer os testes de adesão com os bancos e os Correios, mas veio a crise internacional e a cotação da moeda americana perante a brasileira disparou. O assessor especial de inclusão digital da Presidência da República, Nelson Fujimoto, lembra que o mercado de informática, sobretudo o de computadores portáteis, é extremamente dependente de insumos importados - os equipamentos são apenas montados no Brasil. "Quando idealizamos o programa, o dólar valia R$ 1,60. Em outubro, quando ele entraria em vigor, o dólar estava em R$ 2,40."Com isso, o governo sequer chegou a conversar com a indústria, pois sabia que a iniciativa estava inviabilizada. Como o câmbio deu sinais de estabilização no atual nível, R$ 2,11, o projeto saiu da gaveta novamente. Para compensar o aumento do preço, o modelo do computador portátil também foi aprimorado. A memória RAM dobrou dos anteriores 512 KB para 1 mega e o disco rígido passou de 40 gigabytes para 80 gigabytes.A ideia é que o programa atenda os 3,4 milhões de professores do ensino regular - estão de fora professores de cursinhos para concursos, vestibulares e escolas de línguas. A partir da publicação da portaria, Nelson projeta um mês para os testes com os bancos conveniados - Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. A partir de julho, o programa deve estar implantado em todas as capitais.

(Valor Econômico, 8/5) .

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Abertas as inscrições para o concurso em homenagem ao Dia da Ciência


Prazo vai até 24 de agosto
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com o MCT, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a União Européia (UE), abriu inscrições para o concurso de trabalhos e desenhos em homenagem ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, que acontece no dia 10 de novembro.
(ler mais)

O concurso objetiva incentivar o debate sobre os impactos da pesquisa para a sustentabilidade do planeta, contribuir para a iniciação científica entre os estudantes do ensino médio e premiar os melhores trabalhos que demonstrem entendimento da importância do desenvolvimento científico e tecnológico.

Podem participar professores orientadores e estudantes de ensino médio matriculados em escolas da rede pública e privada, além das integradas ao ensino especial e profissionalizante. O tema para a realização dos trabalhos escritos e o desenho é “Nossa Presença no Cosmo”. O participante pode escolher um dentre os quatro subtemas: astronomia e bioastronomia; o homem e o espaço – de Galileu aos dias atuais; o papel da astronomia na cultura e na sociedade atuais e primitivas; e ciência e tecnologia espaciais para a melhoria de vida da sociedade.

Os três melhores trabalhos em cada categoria - redação e obra artística - serão premiadas com uma visita a uma instituição de ensino e pesquisa em território nacional. Todos os dez primeiros colocados ganham uma coleção de publicações na área de ciência, publicação do trabalho em um livro e certificado de participação. Os alunos podem concorrer em nas duas categorias, porém com apenas um trabalho em cada.

Os prêmios serão entregues no dia 10 de novembro, Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento. Na data será lançado o livro comemorativo com os melhores trabalhos recebidos. Os trabalhos escritos e os desenhos podem ser entregues pessoalmente, postados pelo correio ou encaminhados para o email: cienciaparatodos@unesco.org.br. O prazo para o envio é até o dia 24 de agosto.

Mais informações: http://www.brasilia.unesco.org

(Assessoria de Comunicação do MCT)

Postado por: Profª. Rosângela Viana.

MEC não consegue atrair professores formados para turmas de alfabetização

Baixo valor de bolsas para os docentes é uma das causas. A professora Ana Cristina Araújo fala com orgulho sobre seus alunos da turma de alfabetização. São donas de casa e trabalhadores que se reúnem todas as noites para o desafio de voltar à sala de aula. As dificuldades para motivar turmas de educação de jovens e adultos são muitas, mas ela não pensa em abandonar o trabalho que realiza há cinco anos. “A gente não está aqui pelo dinheiro, isso é o de menos. A conquista dos alunos é o gratificante”, conta.(ler mais)

Se sobra boa vontade à professora, falta formação. Ana Cláudia tem o ensino médio completo e já participou de alguns cursos de capacitação, mas espera um dia chegar ao ensino superior. Como ela, boa parte dos professores que trabalham em turmas de alfabetização não tem formação específica.Para a especialista da Universidade de São Paulo (USP) Maria Clara Di Pierro, o fato de muitos alfabetizadores ainda terem uma formação básica compromete o processo de aprendizagem.“Ensinar a ler e escrever não é uma tarefa que qualquer pessoa pode executar. Motivação, boa vontade e inserção na comunidade são atributos necessários, mas não são suficientes”, avalia.Em 2007, ao anunciar mudanças no programa Brasil Alfabetizado, o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu a meta de que pelo menos 75% dos alfabetizadores deveriam ser professores da rede municipal ou estadual.Mas, segundo o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro, isso não vem sendo cumprido. Uma das justificativas apontadas por ele é o baixo valor da bolsa paga aos professores, de R$ 250 a R$ 275 mensais por turma.“Não estamos conseguindo manter esse percentual. O valor da bolsa ainda é muito baixo, vamos ver se para frente é o caso de aumentar. Mas nós temos um projeto de capacitação de alfabetizadores na formação inicial e continuada. Essa é uma das nossas preocupações com o programa hoje”, afirma.Maria Clara Di Pierro ressalta que a educação de jovens e adultos não ocupa o lugar que deveria nem mesmo nas faculdades de pedagogia das melhores instituições de ensino superior do país. “Mesmo nas universidades de ponta, a educação de adultos não está no currículo. E, quando existe, é uma disciplina optativa, como é aqui na USP, ainda marginal na formação. Você não tem um sistema de formação permanente e continuada nesse campo”, alerta.Para o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) Osmar Fávero, as dificuldades comuns em uma turma de alfabetização podem ser potencializadas se não houver um profissional com formação adequada dentro da sala de aula.“A maioria dos professores do Brasil Alfabetizado é voluntária. Você tem muito problema de material didático inadequado na mão de um professor que é mal preparado, que ganha pouco, que não tem um lugar adequado para trabalhar com um público cansado que trabalha o dia todo, não se pode esperar uma ação eficaz”, analisa.

(Amanda Cieglinski, da Agência Brasil) .

Fiocruz desenvolve metodologia para detectar autismo


Novo diagnóstico, que ainda está em estudo, envolve uma varredura no cérebro por meio do eletroencefalograma. Na pesquisa, os autistas apresentaram uma resposta diminuída no hemisfério cerebral direito em relação a crianças sem o problema.(ler mais)
Um método para diagnosticar o autismo por meio de exame de imagem está sendo desenvolvido pelo Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Atualmente, não há nenhum teste específico para o autismo. O diagnóstico é clínico, com base na observação dos sintomas.Os pesquisadores utilizam o eletroencefalograma computadorizado para fazer uma varredura cerebral. O exame amplia e mede as correntes eletromagnéticas no cérebro em diversas frequências (de 3 a 27 hertz) e permite verificar as ligações entre os grupos de neurônios.Segundo o neurologista infantil Adaílton Tadeu Alves de Pontes, um dos coordenadores da pesquisa, as imagens obtidas com o mapeamento são comparadas com as do cérebro de uma criança sem o problema."Verificamos a relação de uma área com outra e percebemos que as crianças com autismo tiveram uma resposta diminuída no hemisfério cerebral direito em relação ao esquerdo, ou seja, há uma deficiência de ativação no hemisfério direito."Pontes explica que o hemisfério direito está associado às funções socioafetivas, emocionais, de empatia e de percepção do contexto e compreensão social, enquanto o hemisfério esquerdo é mais relacionado com o cálculo e o raciocínio.O próximo passo, segundo ele, é ampliar a amostra de crianças analisadas, incluindo autistas com inteligência normal e outros com problemas de linguagem, por exemplo. Por fim, haverá uma comparação dessas crianças com outras que possuam patologias neuropsiquiátricas diferentes - para saber como funciona a resposta cerebral nesses casos.Pesquisas anteriores com cérebros de autistas já encontraram desequilíbrios em neurotransmissores (substâncias químicas que ajudam as células nervosas a se comunicarem) que poderiam explicar o comportamento do autista.Outros trabalhos encontraram irregularidades nas próprias estruturas do cérebro, como no corpo caloso (que facilita a comunicação entre os dois hemisférios do cérebro), na amígdala (que afeta o comportamento social e emocional) e no cerebelo (envolvido com as atividades motoras, o equilíbrio e a coordenação).Na avaliação do neurologista José Geraldo Speciali, da USP de Ribeirão Preto, caso a eficácia do eletroencefalograma no diagnóstico do autismo seja confirmada, será "uma ótima notícia" porque hoje o autismo é descoberto tardiamente. "Porém, ainda não sabemos se o diagnóstico e a intervenção precoces mudarão o curso da doença", observa.Para o médico Luiz Celso Vilanova, chefe do departamento de neurologista infantil da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a pesquisa da Fiocruz é mais uma que tenta encontrar um marcador biológico para o diagnóstico do autismo, mas dificilmente chegará a uma resposta positiva."Ela pode trazer novas contribuições, mas outros trabalhos, com métodos até mais sofisticados como a ressonância magnética e o PET scan, não conseguiram definir um quadro que sirva de marcador independente", diz o médico.Segundo ele, a limitação é da própria medicina. "No passado, essas crianças eram classificadas como psicóticas. Existem algumas evidências de alterações de natureza biológica e cerebral, mas nada que nos ajude no diagnóstico."Hoje, o diagnóstico ocorre por volta dos três anos de idade, e o tratamento é basicamente comportamental (psicólogos e fonoaudiólogos, por exemplo). Medicamentos são usados para controlar sintomas específicos, como a agressividade.

(Folha de SP, 12/5)

Postado por: Profª. Rosângela Viana.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Palestra sobre Verminose e higiêne

"Dia 05 de maio comemora-se o dia do lavamento das mãos"

Ocorreu neste dia 25 de maio de 2009 a reunião bimestral de Pais e Mestres com o objetivo de relatar aos pais o desenvolvimento dos alunos no 1º bimestre do 1º ao 5º ano e apresentar uma palestra sobre verminose e higiêne, proferida pelo Dr. Brandão, que lembrou aos senhores pais que Dia 05 de maio comemora-se o lavamento das mãos dia até então desconhecido para muitos,instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) .


Foi feita apresentação no data show e vários comentários sobre higiêne X saúde, enfatizando o combate as doenças atraves da higiêne, e um simples ato de lavar as mãos estaremos previnindo o contagio com determinadas doenças.

Um assunto muito abordado também foi a grande manifestação do piolho . Após a palestra, o Dr. brandão deixou aberto para para um debate, permitindo assim que os participantes tirassem quaisquer dúvidas.


As palestras apresentadas na escola Caloi, tem sido um dos recursos utilizados para atrair os pais para o nosso convívio, pois acreditamos que a parceria escola X comunidade seja fundamental para uma educação de qualidade.

Higienização simples das mãos

1 Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.
2 Aplique na palma da mão a quantidade suficiente de sabonete para cobrir todas as superfícies das mãos.
3 Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
4 Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vive-versa) entrelaçando os dedos.
5 Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.
6 Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem.
7 Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular.
8 Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular.
9 Esfregue o punho esquerdo, com o axuílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular.
10 Enxague as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.
11 Seque as mãos com papel toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.

Palestra sobre Drogas





No dia vinte de maio, em uma das depêndencias da EMEIEF Profª Francisca de Almeida Caloi houve uma Palestra para os Pais dos alunos 6º ao 9º ano com o tema Combate e Prevenção as Drogas, ministrada pelo Padre Peixoto, cuja finalidade era orientar os pais para prevenção e principalmente fazer uso do diálogo, carinho e atenção para com os filhos em qualquer momento. O palestrante definiu que somente a união da família é que poderá solucionar o problema que envolve o uso de drogas. Ainda reforçou que a expansão das drogas está crescente e cada vez mais perto de cada um de nós. Enfatizou que o problema das drogas é de todos nós e não somente da polícia e falou que a solução para muitos dos problemas podem certamente ser resolvidos dentro de casa através da postura dos pais e familiares na orientação de valores para as crianças e adolecentes. Houve participação dos pais expondo suas dificuldades e esclarecendo dúvidas. Após a palestra aconteceu a Reunião Bimestral de pais e mestres, onde foram colocados assuntos referentes a parte pedagógica.
Postado por: Vera

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