Nosso Bairro

PROCURADOS!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Inclusão


Todos nós temos peculiaridades, necessidades de limitações individuais que nos tornam diferentes uns dos outros.Ao se olhar para o grupo de pessoas com necessidades especiais, essas diferenças ficam ainda mais evidentes. A presença dessas diferenças é o resultado dos mitos e preconceitos existentes em nossa sociedade e levam a maioria das pessoas a atribuírem ao aluno especial à posição de inferior, de mais incapaz. Ao passo que a criança com necessidade especial, seja mental, física, auditiva, visual ou múltipla, é diferente, mas não em sua capacidade e potencialidade e, sim, em suas necessidades.As marcas dos mitos e preconceitos mais cruéis que ainda não se apagaram, talvez seja a tendência de não admitir o potencial de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais. Com isso, a criança é precocemente rotulada e anulada, enfrentando todas as dificuldades para ser educada na vida escolar e social.Independente das dificuldades advindas de suas necessidades especiais, toda criança pode se beneficiar de programas educacionais.
Ela precisa apenas que lhe sejam dadas oportunidades adequadas para desenvolver seu potencial de aprendizagem e consequentemente, se incluírem.Atualmente, se tem falado e discutido muito sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Esse processo inclusivo só será efetivo quando houver a construção de um sistema educacional integrado. Um sistema capaz de atender às necessidades educacionais de todas as crianças. Ao se pensar no modelo de uma escola inclusiva é importante se contemplar a situação dos recursos humanos, especificamente dos professores das classes regulares, que precisam ser efetivamente capacitados para transformar sua pratica educativa. A formação e a capacitação docente impõem-se como meta principal a ser alcançada na concretização do sistema educacional que inclua a todos, verdadeiramente.

Profª. Angelica Malvão- Classe Especial (DM) Escola Caloi
Monografia apresentada como exigência para conclusão do Curso de Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos!
Gostaram do tema? Aqui é o nosso espaço de interação, comente sua opinião,sugestão,crítica. Obrigado pela visita e volte sempre. Um abraço da equipe Caloi.

Template - Dicas para Blogs

Recadinho!


Onde Reciclar?