Nosso Bairro

PROCURADOS!

quinta-feira, 23 de abril de 2009


PORQUE QUANDO ESPIRAMOS, ALGUÉM DIZ: "SAÚDE"!

A resposta é bem óbvia, "Para deseja saúde a pessoa", mas há muito mais cultura por traz dessa singela expressao do que parece. Nos dias de hoje um simples suspiro não significa nada, uma gripe, um carpete impoeirado, alguém alérgico a gatos de frente com um gato, mas no tempos antigos a coisa não era bem assim, um espirro podia significar que a pessoa tinha sido infectada com alguma praga e o que restava era desejar saúde a ela.
Foi assim com a peste bubônica no século 6. Além do "saude", foi durante a praga que surgiu a frase "Que deus te abençoe", atribuída ao Papa Gregorio, o Grande.
O engraçado é que os Russos tem palavras que são usadas quando crianças espiram, como "bud zdorov" - "seja saudável".
Além disso tudo, nos tempos remotos, acreditava-se que que o espirro fazia a alma sair do corpo e dizer "saúde" evitaria que o demônio a dominasse. Outros, acreditavam erradamente que o coração parava durante o espirro. "Saúde", significaria "bem vindo a vida novamente".

2 comentários:

Delamare MC Filho disse...

Estou encantado por ler esta curiosidade. Dessa eu não sabia. Muito bonita e inteligente postagem. Impossível não ler. Parabéns!

Delamare MC Filho disse...

Realmente fiquei encantado ao ler todos os conteudos maravilhosos neste blog educacional que só vem nos acrescentando conhecimentos preciosos. Tiro meu chapeu para quem teve esta maravilhosa ideia.

Postar um comentário

Olá amigos!
Gostaram do tema? Aqui é o nosso espaço de interação, comente sua opinião,sugestão,crítica. Obrigado pela visita e volte sempre. Um abraço da equipe Caloi.

Template - Dicas para Blogs

Recadinho!


Onde Reciclar?