Nosso Bairro

PROCURADOS!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Valores: Responsabilidade de Todos

No decorrer dos tempos, mudanças culturais, econômicas e sociais levaram nossa juventude a ficar cada vez mais independente e incoerente; ela não leva mais as leis, familiares e educacionais a serio; não se sente responsável pelos próprios erros e não assumem as conseqüências de seus atos. Com isso, essa nova geracão se tornou mais livre e mais libertina, tendo como conseqüência a violência e a criminalidade.
Mas, que valores a sociedade passa a essa juventude? Valores materiais seria a resposta, ao dar ênfase à corrupção, existente em todas as esferas sociais. Ou seja, o que importa e ter bens e dinheiro, não
Todos tem uma parcela de responsabilidade. O Estado que se preocupou com quantidade de alunos e não com a qualidade de ensino. A família, com o corre-corre da vida atual, prioriza o trabalho como forma de suprir as necessidades materiais impostas pela sociedade capitalista. A escola, que usa um modelo retrogrado (fordismo), ou seja, a escola como linha de produção em série, tendo como prioridade a aprovação no vestibular, na melhor das hipóteses, ou simplesmente cumpriu a legislação.
Sendo nossa maior realização humana a felicidade, só poderemos efetivamente caminhar em direção a ela mediante uma capacitação e um exercício para o habito de pensar bem.
Cidadania se adquire de verdade quando o cidadão tem parâmetros e condições para exercitar plenamente sua cidadania, o que não pode fazer se houver impedimentos burocráticos ou de expressado pessoal.
Educar para a emancipação e acreditar que merecemos formar estudantes preparados para uma vida mais razoável, mais profunda, mais feliz. Não e simplesmente trabalhar para atender imposições de prazos e metas e provas, a fim de gerar pessoas conteudistas e pragmáticas, grandes decoradoras de conteúdos e maquinas de pouca reflexão.
Quando chegarmos ao ponto em que muitas pessoas tenham entendido isto, e quando pudermos todos discordar (filosoficamente) inclusive disto, procurando na interseção das palavras o que melhor venha a construir um discurso coerente, então seguiremos, todos rumo a uma sociedade mais justa e mais igualitária.
Como diz o existencialista Jean Paul Sartre: Não importa o que fizeram com você. Importa o que você vai fazer com o que fizeram de você. Vamos assumir nossa parcela de trabalho por um mundo melhor. Todos temos capacidade de nos tornamos um ser humano melhor. Boa sorte.
Lourdes Maria Rosa, pedagoga, pós-graduada em Gestão Escolar e Gestão Ambiental. Professora do Ensino Fundamental I e Mediadora Pedagógica em cursos EAD do SENAI-SP.
(Fonte: Revista Profissão Mestre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos!
Gostaram do tema? Aqui é o nosso espaço de interação, comente sua opinião,sugestão,crítica. Obrigado pela visita e volte sempre. Um abraço da equipe Caloi.

Template - Dicas para Blogs

Recadinho!


Onde Reciclar?