Nosso Bairro

PROCURADOS!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

O despertar da História em sala de aula


O despertar da História em sala de aula: como fazer com que os alunos se interessem por essa matéria?
A resposta a essa pergunta está arraigada na minha pessoa no amor que tenho pela disciplina de História, onde acredito que podemos colocar em prática toda esta paixão, e despertar no aluno o interesse pela mesma.
(ler mais)

Através desse “gostar”, procura-se estudar muito mais e aprender a planejar as aulas com clareza e destreza para um melhor ensino-aprendizagem, assim em uma sala de aula tentaremos ser um professor que terá como objetivo principal guiar e direcionar os alunos na história, através do imaginário, do abstrato para o concreto a ter uma visão de mundo de matéria completamente diferente e apaixonante.

A principal realidade atualmente é que os alunos não gostam da disciplina de História, não se ajustam e não há interesse em descobrir o passado e até mesmo o presente. Desvendar o passado é descobrir o próximo e entender a si mesmo. Acredito que levar esta essência para uma sala de aula, seria um subsídio muito importante aliado à matéria planejada e elaborada para que desperte a vontade de aprender, interagir, compreender. O trabalho do professor-pesquisador torna-se importante e eficaz para vencer esta etapa, assim o aluno poderá aprender a gostar e empenhar-se muito mais em sala.

Não podemos deixar de lembrar que a Tecnologia hoje com a internet encontra-se em um estágio avançado, possibilitando um campo vasto na pesquisa, dando aos alunos uma visão totalmente nova da que ele conhecia. É primordial que passamos a ensinar os alunos a trabalhar com fontes, a desenvolver a reflexão, críticas e entendimento.
Podemos relacionar um período, uma época, um mito trabalhando também com a biografia história, onde possamos refletir como viviam, pensavam quais seus medos, mostrar que qualquer ser humano tem suas fraquezas e refletir junto o porquê daquele acontecimento e quais foram as suas principais conseqüências.

Outro método que acredito ser de grande relevância seria trabalhar história e literatura, através de análises em grupos buscando trabalhar com os alunos a coletividade, dando-nos a oportunidade de trazer para fora do interior de cada aluno a vontade aprender História. Para que possa se concretizar esta proeza, o professor deverá trabalhar com muita dedicação e amor, esquecendo-se por vezes de que o salário é baixo e as condições que os dirigentes de escola nos dão, partindo para a criatividade e força de vontade, tirando a matéria de História do ostracismo, para que possa ser muito mais apreciada e valorizada pelos alunos.

É tarefa do professor articular conhecimento, competência e valores com a finalidade de capacitar os alunos e a motivação aos estudos, fazendo com que se tornem pessoas responsáveis, cidadãos autônomos.

Para Sócrates “ninguém adquire a capacidade de conduzir-se, e muito menos de conduzir os demais, se não possuir a capacidade de autodomínio”. Entretanto, o professor para motivar os alunos aos estudos, precisa estar convicto de sua capacidade e boa vontade sempre, por conseguinte fazer com que os alunos não perda sua identidade. A auto-estima favorece a motivação, assim a cada passo que o aluno, cada degrau que subir, faça elogios, agradeça a sua ajuda sempre. Faça diálogos, veja o que cada aluno tem a dar de si mesmo, qual o questionamento tem a fazer, seu projeto de futuro. Em uma aula com este tema o professor saberá como fazer para motivar. A alguns alunos que gostam de poesias, leitura, um passeio ao museu, um bom livro com estória que os alunos possam abarcar a curiosidade. A motiva&cc edil;ão nos alunos é uma tarefa diária de cada professor.

Zezé Caldas é graduanda em Licenciatura em História. Professora particular de História on-line e via e-mail. Para entrar em contato com a autora, mande um e-mail para zezecaldas@gmail.com.

(Fonte: Revista Profissão Mestre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos!
Gostaram do tema? Aqui é o nosso espaço de interação, comente sua opinião,sugestão,crítica. Obrigado pela visita e volte sempre. Um abraço da equipe Caloi.

Template - Dicas para Blogs

Recadinho!


Onde Reciclar?