Nosso Bairro

PROCURADOS!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

SP cria escola de formação para capacitar professores

Estado ganhará 60 mil novos professores.Ao anunciar ontem a criação da Escola de Formação de Professores do estado, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse que vai abrir concurso para contratar dez mil professores e que enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei para a abertura de outras 50 mil vagas na rede estadual de ensino. (ler mais)

O acréscimo de 60 mil novos professores, que aumentará em 28% o total de docentes do estado, não representará mais custos, segundo o governo, já que eles substituirão parte dos 80 mil professores temporários.— O professor efetivo não aumenta o custo, pois ele substitui o temporário. Ele já está sendo pago. Aumentaria o custo se tivéssemos mais alunos, mas tendo o mesmo número de alunos e o mesmo número de horas, você simplesmente está estabilizando mais o quadro ao abrir concurso. Não vamos admitir 50 mil pessoas ano que vem. Isso será uma absorção ao longo do tempo, mas teremos as pessoas já concursadas para ingressarem na carreira — disse o secretário de Educação, Paulo Renato de Souza.O secretário não soube precisar o custo da criação da Escola de Formação, a principal medida do “Programa + Qualidade na Escola”, lançado ontem pelo governo paulista. Segundo ele, o maior gasto será com o pagamento da bolsa aos professores estudantes, de 75% do salário inicial da categoria.Para lecionar, professor precisará passar por escola Todos os profissionais de educação aprovados em concursos terão de passar pela Escola de Formação, antes de assumirem a função.— Temos o prédio, temos já pronta toda a chamada “Rede do Saber”, que consiste em um sistema de teleconferências que já tem cerca de 100 postos. Os custos aqui são perfeitamente absorvíveis pelo próprio orçamento da Secretaria — afirmou Paulo Renato.Para poder contratar 50 mil novos professores em ano pré-eleitoral, o secretário espera que o projeto de lei seja aprovado pelo Legislativo a tempo de fazer o concurso em setembro deste ano e as contratações, até o ano que vem, antes do período em que a legislação eleitoral proíbe novas admissões.Curso de formação com 360 horas de duração Antes de serem contratados, os novos professores terão de passar por um curso de capacitação na Escola de Formação de quatro meses, com 360 horas. A escola dos professores funcionará com base no ensino à distância e presencial e terá recursos materiais e humanos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).— Tenho certeza que essa medida, que é um verdadeiro “ovo de Colombo” que o secretário Paulo Renato nos apresentou, vai ter um impacto a médio e longo prazo muito importante no aprendizado aqui no estado de São Paulo — afirmou o governador Serra.

(O Globo, 6/5) .

Um comentário:

Delamare MC Filho disse...

Nossa, que assunto interessante! Acho que professor capacitado é outra coisa.Ótima postagem e todos devem ler esta noticia.Parabéns!

Postar um comentário

Olá amigos!
Gostaram do tema? Aqui é o nosso espaço de interação, comente sua opinião,sugestão,crítica. Obrigado pela visita e volte sempre. Um abraço da equipe Caloi.

Template - Dicas para Blogs

Recadinho!


Onde Reciclar?