Nosso Bairro

PROCURADOS!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

QUE PROFISSÃO É ESSA?

Iniciamos hoje a sequência de postagens sobre QUE PROFISSÃO É ESSA?


O curso escolhido é o Técnico em Química, ministrado pelo Cotel (Colégio Ténico de Lorena), vinculado a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) - USP.



O Colégio O Colégio Técnico de Lorena - COTEL, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, é uma instituição de Ensino Médio e Habilitação Profissinal de Técnico em Química, oferecidos de forma concomitante, autorizado a funcionar pelo Parecer CEE 657/95.
USP- Fundada em 29 de abril de 1969, reconhecida pelo Decreto nº. 79066/76 e incorporada ao Sistema de Ensino Superior do Estado de São Paulo.

A EEL - USPé um estabelecimento de Ensino Superior sob a forma de autarquia em regime especial, por determinação da Lei nº. 7392 de 7 de julho de 1991, e pelo Decreto Estadual nº. 33.873, de 27 de setembro de 1991, vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

A atividade do Técnico em Química está na manipulação de matériais químicos na produção de produtos para as indústrias de alimentos, metalúrgica, exploração de minérios, agroindústria, oleiro cerâmico, medicamentos, perfumes, empresa de produção de energia, órgãos governamentais que tratam do meio ambiente, controle de qualidade de alimentos, etc.

Missão do Cotel Promover a formação integral do aluno, pessoal e profissional, por meio de um ensino de qualidade, buscando formar cidadãos responsáveis, críticos, criativos e atuantes, com sólida preparação técnica e acadêmica, de forma a permitir a continuidade de seus estudos no curso superior e seu ingresso, com competência, no mercado de trabalho, assim como na sociedade.Valorizar e desenvolver nos alunos as qualidades e potencialidade exigida para um bom profissional. Proporcionar ao aluno uma excelente formação pessoal e profissional preparando-o para:

- Atuar na sociedade; valorizando a formação humana, procurando a melhoria das relações aluno-aluno, aluno-professor, aluno-instituição, aluno-sociedade e instituição e pais..
- Inserir-se, de forma competente, no mercado de trabalho.. Adequar-se à realidade social, política e econômica do mundo atual.

- Possibilitar aos formadores atualização e reflexão constantes no aspecto técnico-acadêmico.- Aproximar a teoria da prática, promover a interdisciplinaridade e a integração da escola com a comunidade em geral.
- Melhorar a organização e o acompanhamento dos estágios.
- Estimular a gestão participativa.
O COTEL tem aulas em perído Integral (manhã e tarde), com duração de 3 (três)anos. Para obtenção de título de Técnico em Química, o estágio supervisionado de um total de 1100 horas é obrigatório.

Um comentário:

Delamare MC Filho disse...

O trabalho de um técnico químico é importante para a sociedade, pois é esse profissional que faz análises físico-químico de nossa água,análise do ar, faz coletas de amostragens das aguas do rio, e muitas outras atividades relacionadas ao meio em que vivemos. Gostei da matéria. Parabéns!

Postar um comentário

Olá amigos!
Gostaram do tema? Aqui é o nosso espaço de interação, comente sua opinião,sugestão,crítica. Obrigado pela visita e volte sempre. Um abraço da equipe Caloi.

Template - Dicas para Blogs

Recadinho!


Onde Reciclar?