Nosso Bairro

PROCURADOS!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Valores - O respeito aos idosos.

Eu lembro das minhas primeiras lições sobre valores na infância, entre muitas delas a de respeitar os mais velhos, de ser educado oferecendo a preferência quando estivermos em uma fila, em um coletivo, enfim, em qualquer ocasião.

Como qualquer criança, então perguntei, porque tenho que dar o lugar a um idoso? Então, me disseram assim: "Hoje eles estão velhinhos, como nós um dia também seremos. Eles já trabalharam muito e o seu corpo não tem mais a mesma força e vigor como o seu, que corre o dia inteiro e não fica cançada. E como poderiamos demonstrar respeito e consideração por todo esse tempo de trabalho e experiências? Só há uma maneira de demonstrarmos, é sermos cordiais e educados e quando necessário, ceder em benefício deles, não nos custará nada, pelo contrário ganharemos um terno sorriso de agradecimento".

Infelizmente, atualmente são raras as demonstrações de atenção, consideração e respeito com os idosos. Vemos tantos acontecimentos absurdos no dia a dia, na televisão. Pessoas batendo em idoso, abandonando em aziloso, desrespeito nos coletivos. Isso me parte o coração e me questiono: será que essas pessoas não lembram que um dia também ficaram mais velhas?

Deveremos lembrar não é porque estão numa idade mais avançada, que não tem mais o mesmo vigor ou força que não tenham mais valor, que não mereçam respeito e consideração. Eles detêm uma tesouro precioso para nós ofertar, de graça: as experiências vividas por eles.

Então pense: como você gostará de ser tratado quando for idoso?

Postado por: Profª. Rosângela - Plantinha.

Um comentário:

Delamare MC Filho disse...

Valores é um tema que precisa ser visível a todos e principalmente para os professores. "Valorizar os idodos é amar a si mesmo" Linda postagem da Caloi.

Postar um comentário

Olá amigos!
Gostaram do tema? Aqui é o nosso espaço de interação, comente sua opinião,sugestão,crítica. Obrigado pela visita e volte sempre. Um abraço da equipe Caloi.

Template - Dicas para Blogs

Recadinho!


Onde Reciclar?